segunda-feira, 16 de maio de 2011

V - Os 11 mandamentos de uma viajante solitária

Com base no que escrevemos nos textos anteriores, selecionamos esses 11 conselhos/sugestões para que uma viajante solitária faça uma ótima viagem. 

1- Não vá para locais onde ficará muito isolada, fora de temporada (praias desertas, reservas ecológicas, cidades muito pequenas).
2- Faça um VTM (Visa Travel Money) e evite os cartões de crédito convencionais.
3- Seja bastante racional na organização da bagagem, evite excessos.
4- Faça um diário de viagem para se distrair e registrar as informações que gostaria de compartilhar quando voltar.
5- Se possível, contrate serviços de transfers para buscá-la e levá-la aos aeroportos ou estações de trem.
6- Faça uma pesquisa anterior sobre os locais que irá visitar e crie seus próprios roteiros.
7- Ande bastante a pé para sentir melhor o "clima" da cidade.
8- Cuidado com comidas exóticas ou muito condimentadas.
9- Se precisar de alguma informação na rua, peça aos idosos, pois eles em geral são muito prestativos e podem "perder tempo" com você.
10- Não saia às ruas com passaporte ou cartões de crédito na bolsa. Não informe a estranhos o hotel onde está hospedada.
11- Leve um bom livro, pois ele será uma ótima companhia.

29 comentários:

  1. Parabéns pelo blog, excelente iniciativa, vou divulgar, gostei muito!

    Nezir Araújo

    ResponderExcluir
  2. Giselle, seu blog está uma delícia.
    beijos
    Ana Flávia (amiga paulista da Teresa 'perdida' em BH)

    ResponderExcluir
  3. Adorei. Vou iniciar viagem sozinha pela Europa. Alguém se habilita? Lucia/Brasília.

    ResponderExcluir
  4. Adorei o seu blog!!! Estava com um pouco de receio de fazer uma viagem sozinha mas depois das dicas que li aqui criei coragem!! Parabéns pela iniciativa!!!

    ResponderExcluir
  5. Penso em ir à Paris em janeiro de 2014 sozinha. Até lá gostaria de obter todas as informações possíveis. Toda ajuda é bem vinda. Fê

    ResponderExcluir
  6. Fico feliz por ter encontrado seu blog. Tenho viajado muito sozinha e, com pouca bagagem. Na recepção do hotel ou pousada há estranheza. Sempre digo: não estou só, estamos viajando eu e Deus! Gostei quando você fala na intuição. Em momentos de medo, chamo por São Miguel Arcanjo! Costumo sentir medo, pois estou sempre em um lugar novo e desconhecido. Mas esse é o meu momento mais racional. Sempre peço informação para policiais; vou agora testar carinhosamente os idosos. Valeu!

    ResponderExcluir
  7. Guria, estou adorando o blog, muitas dicas ultra-mega-power úteis e eu confesso: minha primeira viagem sozinha rumo a Europa em Maio/13 PoA/Lisboa/Paris/PoA! Falo pouquíssimo inglês e nada de frânces! Dá tempo de pegar alguns macetes! hehehe A mímica ajuda bastante em algumas horas e já me convenci que essa questão do idioma não vai me afetar em nada! No momento contando os meses! rsrsrsr

    Sucesso!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Garota,
      com esse seu astral legar, pode ter certeza de que será um sucesso! Quando voltar, conte tudo.
      Escreva!
      Abraço,
      Giselle

      Excluir
  8. Olá, Gisele, parabéns pelo blog, maravilhoso. Ja tinha decidido viajar sozinha, minha primeira viagem nessa condição, só de escrever já me da palpitaçao. Agora lendo seu blog, me incentivou mais ainda, afinal não posso ficar esperando cia para viver.
    Um grande beijo
    katia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Katia, é isso aí. Nesse momento escrevo-lhe de um restaurante super charmoso, em Ushuaia, na Patagônia argentina. Esse será meu próximo assunto no blog, pois acho que é uma viagem super viável para mulheres que estão viajando sozinhas. Aguarde. Bj.
      Giselle

      Excluir
  9. Parabéns pelo blog. Me ajudou demais.
    Simone CACOAL - RO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, vocês é que estão me ajudando muito, dando essa força.
      Tudo de bom para você em suas viagens.
      Abraço,
      Giselle

      Excluir
  10. fiquei fã, ótimo blog, os comentários e as dicas.vou me dar um presente de aniversário diferente viajando meio na aventura, a princípio para Cachoeira, Maragogipe e entorno. Vai ser de aventura porque a época é a pior possível - Natal, Reveillon e verão - e a minha "reserva" está baixa.Na volta, compartilho a experiência.Eliza Castro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OiEliza,
      que ótimo! Não deixe de compartilhar conosco a sua "aventura",pois contribuirá muito com um lbog.
      Boa viagem! Abraço,
      Giselle

      Excluir
    2. Oi Eliza, que ótimo! Não deixe de compartilhar sua "aventura" pois será muito bom para o blog. Boa viagem, abraço e conte tudo!
      Giselle

      Excluir
  11. Oi Giselle, adorei seu blog. Já tem um tempo que viajo sozinha e sinceramente foi ótimo, tenho ido muito para o Nordeste. A última q fiz foram de 2 semanas Maceió e João Pessoa, montei minha própria viagem. Não me arrependi em nenhum momento, todas foram muito marcantes para mim. Esse ano estou em dúvida, pois gostaria muito de ir a Cancum e nunca viajei para fora do Brasil e não falo outra lingua. Mas mesmo assim estou quase decidida, só falta ter certeza mesmo se vou p/ lá ou Jericoacara q é outro lugar q gostaria muito de conhecer.
    bjs
    Kathe

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Oi Khate,

      É isso aí! Pelo visto você gosta de praias. Você pode viajar para países onde se fala Português e Espenhol. Nesse último caso, é só pedir que eles falem devagar (despacito) que você consegue entender.

      Abraço,

      Giselle

      Excluir
  12. Ola, adorei seu blog, sempre viajo sozinha, agora estou em Portugal - no Porto.
    Gostaria de "seguir" seu blog, se esse é o termo. Pode me ajudar? Como faço para me "cadastrar"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga, que delícia estar aí no Porto, apesar do frio que imagino. Na abertura do blog, existe um lugar para a inclusão de "seguidores". Obrigada pelo apoio.
      Abraço,
      Giselle

      Excluir
  13. Olá Giselle, seu blog me encoraja a viver novas experiências de viagem solo. Em 2012 fui pra Cancún e cidades próximas e, apesar dos olhares de estranhamento, pelo fato de eu estar sozinha, aproveitei muito! Realmente levar um bom livro é fundamental, tb para aquele momento q vc quer só sentar em um café para relaxar. Adorei as dicas e em breve quero usá-las na viagem que programo para o Chile. Abraço, Fer

    ResponderExcluir
  14. Parabens pelo blog! Eu o "descobri" sem querer, imaginando se poderia haver algo relacionado a viajar sozinha no Google e fiquei feliz em te conhecer e saber que a minha "coragem" em sair pelo mundo já não era tão inedita. Sonho em viajar sozinha (coisa que nunca fiz) há muito tempo e agora, aos 60 anos, filha criada,aposentada, com muito vigor e humor, resolvi que era hora. E aqui vou eu rumo a Milão como ponto de partida para...??? Provence? Toscana? ambos? Seus conselhos e observações me foram muito uteis. Espero poder contribuir à partir de 16 de abril/2013, quando embarcarei. Um abraço. Elizabeth

    ResponderExcluir
  15. Ah que legal esse blog! Parabéns pela iniciativa de incentivar quem tem essa vontade.
    Viajei há um ano pra Europa, adorei e já pensei em voltar....então, quem sabe da próxima vez dessa maneira SÓ :)
    Sempre gostei de viajar, mas nunca pensei em ir sozinha e, de uns tempos pra cá tenho sentido essa vontade....agora lendo e seguindo seu blog quem sabe eu crie coragem!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  16. Adorei o seu Blog! Muito interessante e tem dicas ótimas!
    Pretendo ir pra USA nas minhas férias, e ainda não achei companhia para essa viajem, mas providenciei os documentos e se não encontrar companhia, vou sozinha mesmo. Depois que li esse e outros blogs e artigos me encorajei.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  17. olá. adorei os depoimentos .
    Marcamos férias juntos eu meu noivo e terminamos o noivado um mês antes e não pudemos desmarcar o período de férias, sendo assim penso em passar uma semana em uma cidade que não conheço. Não posso me permitir a perder minhas férias por falta de companhia não acham? srrssr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ótimo, vá em frente e seja feliz... quem sabe tem algo muito melhor te esperando?:)

      Excluir
  18. Estou me programando viajar sozinha, depois de romper "abruptamente" um relacionamento de 09 anos, onde náo estou conseguindo superar... então resolvi tentar essa alternativa, e a cada dia me convenço de que será ótimo... vc tem alguma dica de lugar pra começar?... muito obrigada...

    ResponderExcluir
  19. Oi, Giselle. Estou querendo fugir do carnaval aqui do Rio, e todas as pessoas que eu gostaria que viajassem comigo estão sem grana, e quem tem a grana, não está a fim de viajar. Estou pensando em ir para a Suiça, quero conhecer Zurique e Genebra. mas vou sozinha mesmo. Você acha muita loucura fazer uma viagem dessas sozinha? Bjs Alessandra

    ResponderExcluir
  20. Visite novos lugares, acompanhada de um guia personalizado...
    www.tagliaferri-group.com

    ResponderExcluir