segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Arrume-se e vá passear


Estou me preparando para a minha próxima viagem: vou para a Patagônia. Há anos eu pretendia conhecer essa bela região, que tem também um componente de aventura, de contato com um mundo completamente diferente daquele com o qual estamos habituadas, com a possibilidade de inúmeros passeios em grupos, além do charme e do aconchego dos locais de hospedagem, próprios das estações de inverno. Mas, e você: já se decidiu para onde viajar? Qual o motivo da escolha? Quais são suas expectativas? O que sabe sobre o local escolhido?

A resposta a essas perguntas é fundamental para qualquer mulher que esteja pretendendo viajar sozinha, para que não acabe se frustrando. É preciso ter muito claro o que se pretende e, o fundamental, é estar bem consigo mesma. Nenhuma viagem vai resolver os problemas que estamos deixando para trás. Se você está meio baixo astral, ou mesmo deprimida, não parta para uma empreitada dessas. Se estiver querendo viajar porque afetivamente está sozinha, ou recém-separada, não vá com a pretensão única de esquecer o caso ou encontrar um substituto, pois as possibilidades de isso acontecer são remotas (ainda que não impossíveis). Viaje linda, leve, solta e livre, porque você assim o quer. Não queira provar nada a ninguém. Se arrume e vá passear.

Nós vivemos em um país ainda muito conservador com relação às mulheres, principalmente aquelas que já saíram ou estão saindo da faixa etária considerada jovem. Fora do Brasil e estando sozinha, certamente, você terá que fazer coisas que não está acostumada, como, por exemplo, entrar em um bar ou restaurante desacompanhada e pedir um drink. Você não precisa tomar um café, quando está doida para tomar um vinho ou uma cerveja bem gelada. Quando isso lhe parecer um problema, quando se preocupar com o que os outros vão pensar, aperte sua bolsa e pense em quem paga suas contas. Ou, então, pense se você não merece tal presente.

Para viajar sozinha, é preciso uma boa dose de serenidade. Serenidade para enfrentar os possíveis problemas, para evitar situações desagradáveis ou inseguras, para caminhar pelas ruas com tranquilidade, sem stress (você não é obrigada a cumprir qualquer roteiro). É preciso serenidade para voltar ao hotel, com os pés cansados, encher a banheira, preparar um drinque e relaxar. Pedir o jantar na varanda do quarto, brindar à sua própria felicidade, e se preparar para o dia seguinte que, certamente, será lindo. Boa viagem, amiga!

 

10 comentários:

  1. puxa, que alegria encontrar esse blog, as informações, vou ler tudo, por que me encontro nessa categoria,"das que viajam sozinhas",obrigada por esse espaço!
    abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nicole,
      que bom que você gostou. Sinta-se bem a vontade para partilhar conosco as suas viagens e dicas. Obrigada.
      Abraço,
      Giselle

      Excluir
  2. Adorei seu blog,estou nessa situação ou seja tomar coragem deixar o medo de lado e viajar!!!!
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Eu estava procurando esse post já faz um tempo!o blog ta bom demais em,eu vou até recomenda para todos meus amigos pq é muito bom,como estou recomendando o www.rastreamentodecelular.org que estou usando na minha empresa de detetive que é muito bom tambem,nossa parabéns,to acompanhando teu blog,e vou recomendar,abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luigi,
      que bom que você gostou! É muito gratificante o retorno dos leitores.
      Abraço,
      Gisele

      Excluir
  4. Oi, vou fazer minha primeira viagem sozinha mês que vem. E como nada acontece por acaso, encontrei teu blog! estou adorando tudo nele, obrigada pelas dicas. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu é que lhe agradeço, Fabiana. Espero que você faça uma ótima viagem e depois nos conte tudo.
      Abraço,
      Giselle

      Excluir
  5. Descobri seu blog na hora certa!!! Tenho 30 anos e estava pensando a tempos em fazer uma viagem sozinha, porem minha preocupacao principal eh seguranca,... Para uma pessoa que esta fazendo isso pela primeira vez,...No Brasil, quais os lugares voce sugere conhecer? E no exterior? Nao curto muito praias. Obrigada pela ajuda!

    ResponderExcluir
  6. Oi Lisandra, que bom que você curtiu o blog. Acho que se você vai viajar sozinha, no Brasil (e não curte as praias), eu sugeriria alguma cidade histórica dotipo Ouro Preto, em Minas, ou Parati, no Rio. São cidades com algumas pousadas bem aconchegantes. No exterior, que tal começar por Lisboa?
    Bj.
    Giselle

    ResponderExcluir